Creche é lugar de brincadeira?

by Santa Casa Diadema

Photo by Ben Wicks on Unsplash

Muitas pessoas pensam que a creche é só lugar para que a criança fique enquanto os pais não podem estar por perto. É claro que as creches podem servir de apoio e suporte às famílias, mas o cuidado dos pequenos vai além. Incentivar as crianças com a parte lúdica, brincadeiras em grupo e construção de brinquedos é sempre importante. Então, creche é lugar de brincadeira?

Sim. É na educação infantil que o desenvolvimento se dá por meio das brincadeiras e dos relacionamentos.  Este desenvolvimento ocorre no ambiente familiar, mas a função da escola e creches é de ampliar as aprendizagens das crianças com direcionamentos e intencionalidade. Dessa forma, o ambiente educacional promove diferentes experiências, ampliando conhecimentos, diversificando seu acesso a produções culturais, a criatividade e suas experiências emocionais, corporais, sensoriais e cognitivas sem perder a infância tornando-as afetivas e solidárias – um dos  direitos da Base Nacional Comum Curricular na educação infantil.

Brincar é coisa Séria! Brincando a criança desenvolve a atenção, o raciocínio, otimismo, incentivam a socialização, cooperação e a criança aprende a respeitar, ouvir e entender os outros e suas diferenças.

Sabemos que os brinquedos que os brinquedos eletrônicos são atraentes, mas a criança através das atividades lúdicas, confeccionando o seu brinquedo com a ajuda do professor,  utilizando materiais alternativos como o papelão, pets, tampinhas, caixas de sucos entre outros, além de desenvolver a criatividade da criança , contribui para a percepção de valores importantes sobre a preservação ambiental.

Na creches Estado de Israel e Nova Conquista, as atividades para os pequenos são planejadas com muito carinho. Há oficinas de culinária, produção de brinquedos, contação de histórias e tudo que possa fazer com que a infância seja preservada e os pequenos estejam prontos para a próxima etapa: a escola.

Tem interesse em patrocinar uma atividade voltada para as mais de 290 crianças atendidas nas Creches? Podemos construir uma ação em conjunto!

Foto: Ben Wicks on Unsplash


About the Author


Santa Casa Diadema


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *