5 dicas para evitar as dores na coluna

by Santa Casa Diadema

Foto: Jairo Alzate on Unsplash

O Hospital das Clínicas de São Paulo realizou uma pesquisa que trouxe a informação de que quatro em cada dez pessoas sentem dores na coluna. Este também foi um dos principais motivos de afastamento do trabalho em 2016. Segundo o INSS, 116 mil brasileiros foram afastados do trabalho devido a isso. A coluna é muito importante para manutenção do corpo e equilíbrio e devemos cuidar dela.

Para que os incômodos não sejam constantes, os profissionais do Núcleo de Fisioterapia da Santa Casa de Diadema dão 5 dicas para evitar as temidas dores na coluna.

Movimente-se! É um tabu pensar que o ideal é manter repouso absoluto ao sentir dores na coluna. O essencial é movimentar sempre que possível e evitar longos períodos na mesma posição. Isso pode sobrecarregar a estrutura óssea e a coluna e causar as dores;

Apenas 15 minutinhos! Sim, é importante darmos pausas para nós mesmos para promover bem estar ao nosso organismo. Separe 15 minutinhos no seu dia, entre uma atividade e outra, para fazer um alongamento e movimentar as articulações e vértebras.

Realize atividades físicas! É sempre importante lembrar que ao corpo que ele está vivo! Sim, fazer uma atividade física é sinônimo de qualidade de vida e saúde. Escolha qual atividade mais tem a ver com você: Dance, caminhe, corra, nade, alongue-se, mas mantenha seu corpo sempre em movimento! 

Observe seu corpo! Nosso organismo sempre nos dá sinais de cansaço ou desgaste. Atente-se a pontadas, incômodos ao se deitar, sentar, levantar ou realizar movimentos diversos. Muitas vezes negligenciamos alguns sintomas que, ao serem tratados com antecedência, têm mais chances de alívio e tratamento.

As dores são persistentes? Busque um profissional! Caso apresente dores ou qualquer dificuldade de mobilidade, procure um fisioterapeuta para uma avaliação e tratamento.

Para receber atendimento gratuito na área de Fisioterapia e Reabilitação da Santa Casa de Diadema, é necessário ter em mãos um encaminhamento médico do SUS. Você deve realizar uma consulta com ortopedista e receber o pedido médico de sessões de fisioterapia. Temos uma equipe especializada para atender a diferentes sintomas e queremos ajudar você a ter mais qualidade de vida. Conte conosco! 

Foto: Jairo Alzate on Unsplash


About the Author


Santa Casa Diadema


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *