Fisioterapia Neurofuncional e os benefícios para crianças

by Santa Casa Diadema

A Fisioterapia Neurofuncional Pediátrica é uma especialidade de reabilitação dedicada às doenças ou disfunções do sistema nervoso e do sistema muscular que se manifestam na infância  ou na adolescência. O diagnóstico pode ser dado nos primeiros dias de vida e a criança pode apresentar algumas alterações genéticas ou adquiridas durante a fase gestacional e ao nascimento.

É importante observar outros sinais durante a infância como: dificuldade na escola, dores ou alteração no tamanho da cabeça, hiperatividade, déficit de atenção, tiques, gagueiras, cabeça, crise convulsiva ou epilepsias, sequela de meningite, atraso na fala, atraso no andar, doenças musculares, autismo e doenças degenerativas.

O tratamento fisioterapêutico para as crianças ou adolescentes não têm previsão de término e o paciente pode permanecer por alguns meses ou até por mais de um ano. A importância da família é essencial durante todo o tratamento. Os responsáveis devem acompanhar as sessões para darem continuidade ao tratamento também em domicílio. Eles são orientados pelos profissionais para evitar o agravamento da sequela ou o surgimento de complicações no decorrer do desenvolvimento.

Vale lembrar que os bebês prematuros ganham muito com o atendimento na fisioterapia infantil. Isso porque é importante fazer a para estimulação precoce com sessões que podem durar até os 2 anos de idade, dependendo do objetivo de desenvolvimento motor.

A especialidade Fisioterapia Neurofuncional Pediátrica está entre as tantas outras atendidas pelos profissionais da Santa Casa de Diadema. O importante é sempre ter em mãos o encaminhamento de um médico do SUS para dar andamento no tratamento gratuito na nossa organização. Conte conosco para auxiliar e proporcionar mais qualidade de vida ao seu filho (a). 

Foto: Aditya Romansa on Unsplash.


About the Author


Santa Casa Diadema


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *