MISSÃO, VISÃO E VALORES

Missão
Proporcionar atendimento fisioterapêutico de excelência, com profissionais capacitados, zelando pela ética, cordialidade e respeito, promovendo o bem-estar físico por meio dos programas de prevenção, conscientização e reabilitação do paciente.

Visão
Ser referência em reabilitação física com profissionais cada vez mais qualificados e equipamentos de tecnologia avançada.

Valores

  • Respeito ao ser humano
  • Ética
  • Atendimento humanizado
  • Credibilidade
  • Transparência

QUEM SOMOS

Até o início dos anos 2000, a atuação acontecia apenas na sede da organização no bairro do Jardim Canhema. Ao firmar um acordo com a Prefeitura de Diadema, a partir de 2008 a Santa Casa de Diadema passou a atuar também no Quarteirão da Saúde, aumentando os serviços prestados à população.

Com o crescimento evidente e em ascensão, surgiu a oportunidade de ampliar a sede para proporcionar a setorização do atendimento. Assim, cada especialidade de Fisioterapia atendida na Santa Casa de Diadema foi destinada a um espaço próprio, o que viabilizou a especialização dos profissionais e melhorou os tratamentos prestados aos pacientes.

Todos os dias, cerca de 490 pessoas de todas as idades recebem atendimento e a Santa Casa de Diadema é o único equipamento a oferecer a Fisioterapia Ambulatorial pelo SUS no Município de Diadema.

Para que os pacientes recebam o acompanhamento ideal, dispomos de equipe formada por 24 fisioterapeutas especializados, sendo 2 profissionais para a coordenação e os demais para atendimento direto. Para garantir que todos os pacientes recebam tratamento adequado e excelente, a área de Fisioterapia e Reabilitação está dividida nos seguintes setores:

  • Fisioterapia Ortopédica, Reumatologia e Traumatologia
  • Fisioterapia Neurofuncional Infantil
  • Fisioterapia Neurofuncional Adulto
  • Fisioterapia Pélvica
  • Fisioterapia Dermatofuncional
  • Fisioterapia Respiratória

 

O objetivo da Santa Casa de Diadema com estas especialidades é que o paciente esteja em primeiro lugar e tenha sua demanda suprida. Todo o acompanhamento profissional é direcionado para reabilitar, prevenir deformidades, complicações e recidivas de lesões e de novas afecções que possam alterar a mobilidade dos pacientes. Em busca de melhorias contínuas, os profissionais buscam aperfeiçoar seus conhecimentos e elevar a qualidade dos resultados. Busca-se altos níveis de excelência e reconhecimento para garantir a qualidade de vida e mobilidade a todos os que necessitam destes suportes.

Como faço para ser atendido?
Todo tratamento é gratuito e realizado por equipe capacitada.

Para receber acompanhamento e fazer as sessões de Fisioterapia na Santa Casa de Diadema é necessário residir do Município de Diadema e seguir os seguintes passos:

  1. Passar por consulta em uma UBS. O paciente deve passar por consulta médica em um posto de saúde em onde seja cadastrado. Após esta primeira avaliação, receberá uma Guia de solicitação de atendimento.
  2. Solicitar o agendamento. Após a consulta, ainda na UBS, deve-se solicitar o agendamento de avaliação fisioterapêutica na Santa Casa de Diadema. O paciente receberá o Encaminhamento de Solicitação de Atendimento em Fisioterapia, obtido por meio da guia do SUS, e este documento permanecerá na UBS.
  3. Aguardar confirmação. A confirmação de agendamento poderá ser feita com o envio de documentação completa (detalhes abaixo) em residência ou com informação por telefone para que o paciente retire a documentação completa do agendamento na UBS.
  4. Comparecer à avaliação na Santa Casa de Diadema: No dia agendado, o paciente deverá comparecer à Santa Casa de Diadema com a documentação para a primeira avaliação e dar início ao tratamento.
  5. Realizar todas as seções. Cada paciente possui um diagnóstico e características individuais na evolução do tratamento. É importante comparecer a todas as seções para garantir a efetividade e o resultado que poderá contribuir para mais qualidade de vida. A equipe da Santa Casa de Diadema está aqui para te atender. Conte conosco!

 

Atenção: A documentação completa é composta por (1) uma folha de rosto com a data e horário para comparecimento na Santa Casa de Diadema para a primeira consulta/avaliação e a (2) Guia do SUS em que há o diagnóstico apresentado pelo paciente, de acordo com a primeira consulta e avaliação médicas.

Na Santa Casa de Diadema são liberadas cerca de 600 avaliações por mês e que são distribuídas de acordo com as especialidades de atendimento.

ESPECIALIDADES

A Santa Casa de Diadema oferece atendimentos gratuitos de Fisioterapia e Reabilitação para a população de Diadema (SP). A organização é a única a prestar suporte, por meio do SUS,  nas especializações de Fisioterapia Respiratória, Pélvica e Dermatofuncional.

Atenção: A Santa Casa de Diadema não agenda diretamente os tratamentos junto aos pacientes. Os agendamentos são realizados por intermédio da central de regulação do Município de Diadema, apenas mediante encaminhamento do SUS.

Ortopedia (Traumatologia e Reumatologia)

Público: Pacientes que apresentam alterações posturais, tendinites, bursites, fraturas, distensões, entorses, artroses, pós-cirúrgicos, entre outros.

Objetivo: Diminuir dores e inflamações, promover o ganho de amplitude de movimento e restaurar a função e a flexibilidade.

 

Fisioterapia Neurofuncional Infantil

Público: Crianças e adolescentes com quadro de ADNPM – Atraso no Desenvolvimento Neuropsicomotor, Paralisia Cerebral, Mielomeningocele, Distrofia Muscular Duchenne, Hidrocefalia, PBO – Paralisia Braquial Obstétrica, Síndrome de Down, Pé Torto Congênito, Microcefalia, Deficiência Intelectual, Autismo, Pescoço Torto Congênito, entre outros.

Objetivo: Promover a estimulação sensorial e motora de crianças e adolescentes com deficiência neuromotora, prevenir padrões patológicos e fornecer orientações ao cuidador.

 

Fisioterapia Neurofuncional para Adultos

Público: Pacientes que apresentam sequelas neurológicas provocadas por AVE – Acidente Vascular Crânio-Encefálico, TCE – Trauma Crânio Encefálico, Alzheimer, Parkinson, ELA – Esclerose Lateral Amiotrófica, Esclerose Múltipla, Polineuropatia Diabética, pós-operatório de Tumor Cerebral e de Coluna, Trauma Raquimedular, entre outras.

Objetivo: Analisar os déficits motores fazendo uso das habilidades que permanecem para promover ao paciente funcionalidade dentro do seu contexto e quadro de saúde. É importante ressaltar a colaboração e a integração da família e/ou cuidador para que haja qualidade de vida tanto para o paciente quanto para os que convivem com ele.

 

Fisioterapia Respiratória

Público: Pacientes com histórico de Bronquite, DPOC – Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, Pneumonia, Asma, SARA – Síndrome da Angústia Respiratória no Adulto, Enfisema Pulmonar, Fibrose Cística, Bronquiectasia, Pacientes Traqueotomizados, Crianças com sequelas neurológicas, entre outros.

Objetivo: Estabelecer ou restabelecer um padrão respiratório funcional capacitando o indivíduo a realizar as mais diferentes atividades da vida diária.

 

Fisioterapia Pélvica

Público: Pacientes que recebem indicação para tratamento ambulatorial para quadros de perda involuntária de urina, constipação fecal, incontinência fecal, entre outros.

Objetivo: Reeducar a bexiga de homens e mulheres. A especialidade lida com as disfunções uroginecológicas e intervém no pré e pós-operatório, intensificando os resultados cirúrgicos obtidos para melhorar o estado psicológico, autoestima e a qualidade de vida dos pacientes.

 

Fisioterapia Dermatofuncional

Público: Pacientes que apresentam quadros de linfedema e edemas venosos; dor por aderência cicatricial; pós-cirurgia de varizes; patologias relacionadas a má formação vascular linfática; edemas pós-trombose venosa profunda; erisipelas; traumas; úlceras e insuficiência venosa profunda. A especialidade Dermatofuncional também atende vítimas de queimaduras com indicação para tratamento fisioterapêutico ambulatorial e ainda promove o tratamento das úlceras de pressão.

Objetivo: Restabelecimento funcional do paciente por meio de métodos e técnicas terapêuticas, como os exercícios terapêuticos, a massoterapia e laserterapia. Os métodos aplicados irão ativar a circulação sanguínea e linfática e auxiliar o trabalho de bombeamento sanguíneo, aumentando a sua quantidade e velocidade.