MISSÃO, VISÃO E VALORES

Missão
Promover o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes por meio da educação, arte, cultura e esportes, tornando-os protagonistas na construção de valores para um mundo melhor.

Visão
Ser referência de organização social no âmbito das práticas socioeducativas e de governança, por meio de ações inovadoras e de impacto social, segundo os princípios da Ética, Impessoalidade, Solidariedade e Comprometimento.

Valores
● Responsabilidade Social
● Transparência
● Credibilidade
● Valorização e respeito ao indivíduo
● Ética

QUEM SOMOS

A Santa Casa de Diadema está sempre atenta às demandas apontadas pela população de Diadema. Ao constatar a necessidade de pólos socioeducacionais e de suporte familiar, nos anos 2000 inaugurou o Núcleo Educacional. Esta tornou-se uma vertente de assistência social da organização e que atua com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Proteção Básica da Assistência Social com foco no desenvolvimento de crianças e adolescentes.

Para atender aos pequenos, de 1 a 3 anos, as Creche Estado de Israel e Nova Conquista recebem 298 crianças todos os dias da semana. Este é um número de meta anual da organização. Além de ser muito importante para a socialização na primeira infância, este é um suporte essencial para famílias que necessitam de assistência aos seus filhos enquanto garantem a renda familiar.

O Projeto Toninhos é direcionado ao público de 6 a 15 anos que atua por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. No período oposto ao escolar são oferecidas atividades diversas para 215 crianças e adolescentes. O objetivo é zelar pelo desenvolvimento integral e estimular a participação efetiva da família em todo o processo socioeducacional.

CRECHES

Desenvolvimento infantil e suporte à família

  • 1770 refeições servidas por dia (Café da manhã, Colação, Almoço, Lanche da tarde e Jantar).
  • 298 crianças por semana.
  • 61 profissionais qualificados.
  • 2 creches em Diadema.

A Santa Casa de Diadema, por meio do Núcleo Educacional, promove o desenvolvimento infantil e a socialização dentro de um contexto integral. São duas unidades de creches, localizadas em bairros distintos, que dão suporte a mais de 250 famílias. Por semana, 298 crianças de 1 a 3 anos recebem atenção e carinho de equipes formadas por profissionais qualificados, que têm o cuidado inserido entre os objetivos pedagógicos.

  • Unidade I – Creche Estado de Israel: Rua Dois de Julho, 465 – Jardim Canhema.
    Localizada na região norte do Município, abrange principalmente os bairros Jardim Canhema e Jardim das Nações e, em menor escala, a Vila Mulford, o Jardim Santa Rita e o Jardim ABC.
  • Unidade II – Creche Nova Conquista: Rua Guaricica, 45 – Vila São José. Localizada na região leste, divisa com o Município de São Bernardo do Campo, atende às famílias residentes na região dos bairros Nova Conquista e Nova Naval.


As instalações físicas dispõem de salas adequadas à cada faixa etária, brinquedoteca, sala de vídeo, parques interno e externo. Diariamente, as crianças recebem 5 refeições e participam de diferentes atividades.

Como as crianças podem ser atendidas pelas creches?
As vagas são vinculadas à lista de espera do Portal da Educação de Diadema obedecendo o critério de datas de inscrição.

Saiba o que é necessário para inscrever uma criança nas creches da Santa Casa de Diadema:

  • Documentação: Certidão de nascimento da criança, Comprovante de residência, CPF da mãe, do pai ou responsável – apenas documentos originais;
  • Inscrição: realizar inscrição pessoalmente de segunda a sexta-feira, entre 8h e 16h, em qualquer unidade das creches da Santa Casa de Diadema;
  • Aguardar comunicado sobre a disponibilidade de vagas após a inscrição. O contato para a confirmação para efetivação da matrícula será feito por telefone.

PROJETO TONINHOS

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

  • 520 refeições servidas por dia (Café da manhã e almoço / Almoço e lanche da tarde).
  • 215 crianças e adolescentes fora das ruas todos os dias.
  • 7 profissionais qualificados.


Despertar a solidariedade, a cooperação, a autoestima e a liderança são alguns objetivos do
Projeto Toninhos. A partir de oficinas socioeducativas, um grupo de educadores recebe diariamente 215 crianças e adolescentes de 6 a 15 anos no horário oposto ao escolar, de segundas a quintas-feiras.

Os profissionais trabalham com um planejamento orientado às atividades que visam estimular a socialização, construção do conhecimento e o desenvolvimento individual. Conheça a seguir quais são os Eixos Estruturantes deste trabalho:

  • Convivência social – a partir deste eixo as ações e atividades buscam estimular o convívio social e familiar, os aspectos relacionados ao sentimento de pertencimento, à formação da identidade, à construção de processos de sociabilidade, aos laços sociais, às relações de cidadania;
  • Direito de ser – promove experiências que potencializem a vivência dos ciclos etários da infância e da adolescência em toda a sua pluralidade;
  • Participação – tem como foco estimular a participação dos participantes nos diversos cenários sociais, a começar pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, passando por família, comunidade, escola, espaços públicos, tendo em mente o desenvolvimento das crianças e adolescentes como sujeitos de direitos e cidadãos.


Os Eixos Estruturantes são colocados em práticas por meio de oficinas socioeducativas como Esportes, Recreação, Jogos Cooperativos, Vivência para Mundo do Trabalho, Arte e Cidadania, com muita diversão e lazer.

Porque “Projeto Toninhos”?
O Projeto Toninhos é uma homenagem a um ex-aluno da creche da Santa Casa de Diadema, Antônio Alexandre da Silva. Nos anos 2000, Toninho, como era conhecido, foi lembrado quando a organização inaugurou o Núcleo Educacional. Ele era um garoto que gostava de permanecer na organização após suas aulas. Sem alternativa de lazer ou atividades no horário oposto ao escolar, ele brincava nas dependências da Santa Casa de Diadema com seus amigos, os Toninhos. O garoto inspirou a todos para o conceito de amizade e, devido a isso, o projeto se enquadra como Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Como crianças e adolescentes podem participar do Projeto Toninhos?
Um responsável pela criança ou adolescente deve entrar em contato pelo telefone (11) 4072-6300, ramal 216, entre 11h e 17h, e conversar com a Assistente Social do Projeto Toninhos.