Setor de Nutrição da Santa Casa de Diadema serve mais de 2 mil refeições por dia

Além de ter avaliação nutricional das crianças e adolescentes, parte da alimentação é cultivada pelos próprios participantes do Projeto Toninhos na Horta Educativa

O Setor de Nutrição da Santa Casa de Diadema visa a garantia de uma alimentação nutritiva, equilibrada, variada, além da conscientização das crianças e adolescentes para os hábitos alimentares saudáveis. O objetivo principal é promover a qualidade nutricional dos participantes e incentivar os bons hábitos alimentares por meio de preparações coloridas e divertidas. A segurança alimentar e nutricional dos beneficiados é pensada para contribuir com o crescimento, desenvolvimento, aprendizagem e rendimento escolar. Além disso, são respeitados os hábitos alimentares, a tradição e a cultura locais.

Nas atividades da Horta Educativa, as crianças e adolescentes aprendem a lidar diretamente com os alimentos que também são utilizados nos preparos das mais de 2 mil refeições servidas diariamente. Os profissionais desenvolvem projetos educacionais, alimentares e nutricionais voltados para a educação nutricional infantil, promoção da saúde, estímulo e interesse a descobrir e experimentar novos sabores. Dessa forma, proporcionam o contato direto das crianças com os alimentos.

O cultivo de hortaliças, vegetais e legumes é realizado tanto pelas crianças menores que frequentam as creches quanto pelos maiores do Projeto Toninhos. Eles aprendem a plantar e manter a horta. E durante a atividade são incentivados à uma alimentação saudável e nutritiva.

Diariamente, as merendeiras das unidades da Santa Casa de Diadema e Núcleo Educacional preparam os alimentos garantindo a segurança alimentar e nutricional durante todos os processos. O setor é responsável pela produção das refeições – café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar – diárias e gratuitas oferecidas para as crianças e adolescentes atendidos pelas creches e pelo Projeto Toninhos.

Para o Projeto Toninhos em que participam crianças e adolescentes no contra turno escolar, são servidas diariamente 2 refeições completas (café da manhã e almoço ou almoço e lanche da tarde). Para as crianças das creches, que ficam todo o dia, são disponibilizadas as quatro refeições necessárias dentro do período integral, garantindo para a criança um mínimo de 70% do aporte nutricional diário.

Avaliação nutricional
Para mapear a situação nutricional e de saúde das crianças e adolescentes, é realizada uma avaliação nutricional e um acompanhamento trimestral de crescimento e desenvolvimento. Dessa forma, é possível mensurar quantos estão abaixo do peso ou obesos e, caso necessário, é prestada orientação aos pais e responsáveis sobre as medidas a serem tomadas para solucionar o quadro. 

Acompanhe nosso dia a dia! Curta a nossa página no Facebook! 

Criado 28/11/2018


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *