Você sabe o que é Whatsappinite?

by Santa Casa Diadema

Estamos todos conectados às notícias, redes sociais, ao trabalho e a outras tantas informações que a tecnologia nos proporciona, porém, o uso excessivo do smartphone, com a postura inadequada, pode ser muito prejudicial. Segundo pesquisa do IBGE (2016) mais de 138 milhões de brasileiros possuem celular. Outros estudos mostram que no país, as pessoas passam cerca de 4h40 utilizando o aparelho.

As alterações e dores causadas pelo uso excessivo do celular ganhou um nome, a Whatsappinite, uma síndrome que pode causar muitos danos à coluna cervical, punhos e mãos. O caso é sério. A whatsappinite pode desencadear quadros de tendinite, tenossinovite e osteaortrite. Estas enfermidades têm origem na postura incorreta, no posicionamento inadequado dos braços e pernas  e no movimento repetido dos punhos, mãos e dedos por tempo prolongado. As dores podem se tornar lesões que, com o tempo, se tornam dores crônicas se não forem tratadas logo no início e essa é uma queixa de 32% dos brasileiros.

Saiba mais sobre as doenças causadas pela whatsappinite

Tendinite
O que é Tendinite?
Tendão é uma estrutura fibrosa, parecida com um cordão, que liga o músculo ao osso, quando inflamado caracteriza a Tendinite. Esta inflamação causa dor e inchaço na região e pode acontecer em qualquer parte do corpo.

Sintomas
– Dor no local, que pode irradiar para toda musculatura;
– Inchaço local e presença de calor e/ou vermelhidão, na região;
– Fadiga (cansaço muscular) com sensação de peso;
– Dor que piora com o movimento e pode acarretar diminuição da força.

Fatores de risco mais comuns
– Falta de alongamento muscular, que pode sobrecarregar o tendão;
– Postura inadequada como, por exemplo, manter os ombros para frente (anteriorizados), ação que diminui o espaço destinado ao deslizamento dos tendões, causando atrito e lesão dos mesmos e isso também pode ocorrer quando os punhos estão flexionados;
– Movimentos repetitivos, principalmente no uso de computadores, “tablets”, celulares, videogames e trabalhos manuais, que acarretam a fadiga dos tendões.

Tenossinovite
O que é Tenossinovite? Existe uma bainha protetora, como se fosse uma capa, que reveste o tendão. Ela é chamada de sinóvia e quando está inflamada pode ser considerada como Tenossinovite.

Os sintomas e os fatores de risco são similares aos da Tendinite.

Evitar movimentos repetitivos, fazer pausas após um longo tempo em movimento reduzindo o uso excessivo dos tendões,  pode ajudar a evitar a Tenossinovite.

Osteaortrite
O que é Osteoartrite? Também conhecida como osteoartrose, artrose ou doença articular degenerativa, a Osteoartrite é uma doença que se caracteriza pelo desgaste da cartilagem articular e por alterações ósseas, entre elas os osteófitos, conhecidos vulgarmente, como “bicos de papagaio”. A Ostearortrite caracteriza-se por dor, rigidez e perda de função.

Sintomas
– Dor;
– Inchaço;
– Super crescimento ósseo;
– Rigidez ao despertar ou após inatividade que melhora conforme o movimento.

Fatores de risco mais comuns
– Atividades que promovam impactos repetitivos e carregar pesos;
– Posturas inadequadas que possam sobrecarregar as articulações;
– Fraqueza muscular o que deixam as articulações mais instáveis.

Na Santa Casa de Diadema os profissionais estão capacitados para avaliar e indicar os melhores tratamentos fisioterapêuticos para cada uma das enfermidades.

Saiba como ser um paciente e receber atendimentos gratuitos do setor de Fisioterapia da organização.

Lembre-se:  Você é responsável pela sua saúde. Cuide-se.


About the Author


Santa Casa Diadema


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *